Para os amantes da gastronomia e do cinema

Sempre quando quero relaxar eu procuro meu sofá e ligo o Netflix, após anos de muita pesquisa, consegui descobrir ótimos filmes e documentários relacionados a gastronomia, o mais impressionante após analisar a todos, é que normalmente começam sua jornada através de alguma dificuldade, criando uma superação e chegando ao seu auge, não necessariamente naquilo que aparentava ser o seu objetivo inicial, porém se torna algo muito maior, uma satisfação pessoal, um verdadeiro êxtase do seu ego. E todo este roteiro sempre é temperado por um toque de comédia, fazendo com que os filmes e documentários se tornem um desejo oculto na vida de cada um dos amantes da gastronomia, pois os mesmos nos levam a acreditar que apesar de todas as dificuldades conseguiremos chegar a felicidade no final.

Abaixo faço a indicação com, breve resumo dos mesmos.

 

1- Cooked

O documentário é estrelado pelo autor, jornalista e professor Michael Pollan, que defende a agricultura sustentável e é crítico ferrenho da industrialização da comida. A série, de quatro capítulos (fogo, água, ar e terra), é visualmente linda e explora como cozinhar transforma os alimentos e molda o nosso mundo.

2. Ratatouille

A animação acompanha Remy, um ratinho parisiense cujo habilidoso olfato é útil para distinguir comidas de veneno de rato. Mas Remy tem sonhos mais ambiciosos e quer tornar-se chef de cozinha, inspirado no ditado de seu ídolo, o chef Auguste Gusteau, que defende o ditado “qualquer um pode cozinhar”. O filme foi um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US$ 600 milhões, além de ter vencido o Oscar de animação em 2008.

3. Jiro Dreams of Sushi

Documentário que conta a história de Jiro Ono, de 85 anos, dono do Sukiyabashi Jiro, onde persegue a arte de fazer o “sushi perfeito”. O restaurante tem apenas 10 lugares e pratos de US$ 300. Localizado em uma estação de metrô, o local tornou-se lendário em Tóquio e tem três estrelas no guia Michelin (a pontuação máxima).

4. Chef’s Table

Seis episódios, seis chefs renomados. Esta série da Netflix tenta descobrir um pouco do que se passa na cabeça de alguns dos melhores cozinheiros do mundo e os motivos que levaram seus respectivos restaurantes ao topo.

5. Chef

Jon Favreau interpreta o chef Carl Casper, que depois de ter problemas no comando de um restaurante de hotel decide tentar algo diferente: um trailer de comida. Filme gostoso de ver, com um clima alto astral meio sessão da tarde.

6. Chocolate

O filme conta a história de uma mulher que tenta se adaptar como recém chegada em uma cidadezinha francesa. Com ajuda da filha, abre a loja de chocolates Maya, e aos poucos vai conquistando confiança e mudando o jeito de viver da população. Enquanto isso, ela se envolve com o personagem de Johnny Depp, um cigano local.

7. Foodmatters

Este documentário aborda, com um olhar bastante duro, como os transgênicos, a comida processada e o baixo consumo de alimentos crus podem estar nos deixando doentes. Por que comer bem deixou de ser uma prioridade para nós? Por que nos importamos em ter uma ótima casa ou um bom emprego, mas nossa preocupação com boa alimentação está no fim da lista?

8. The Mind of a Chef

São três temporadas, cada uma com 16 episódios, que exploram os processos criativos de famosos chefs internacionais. A série acompanha os três chefs (cada um em uma temporada) em momentos além da cozinha, como no mercado, em viagens em busca de inspiração e até em mesas de bar com amigos.

9. Um Sonho de Amor

Este filme é sobre Emma, uma mulher russa que se sente deprimida e insatisfeita após casar com um membro de uma poderosa família milanesa. Surge então na vida dela Antonio, um chef talentoso que desperta novamente a paixão dela para a vida com comidas deliciosas.

10. Milk

Leite, afinal, faz bem ou mal para a saúde humana? Este documentário reúne uma hora de argumentos com cientistas, médicos e nutricionistas para tentar responder à pergunta.

11. TED Talks: Mastigue isso

Nesta série, padeiros profissionais, cientistas alimentares, fazendeiros, gourmets e chefs como o britânico Jamie Oliver palestram sobre temas como pesca sustentável, vegetarianismo, culinária moderna e produção de pães. A TED é uma organização conhecida pela criação de uma plataforma para disseminação de novas ideias, que reúne pensadores em torno de um tema específico, e produz palestras de, no máximo, 18 minutos.

12. The Search for General Tso

General Tso é o nome de um prato muito popular em restaurantes chineses e asiáticos nos EUA. A base é frango frito com tempero doce e picante. O documentário conta quem foi o general que deu nome à refeição, que viveu na China durante o século 19, e tenta estabelecer qual a ligação entre o homem e o prato.

13. Como Água para Chocolate

Clássico do cinema mexicano, o filme conta a história de Tita, que nasceu na cozinha da casa da família, quando sua mãe estava cortando cebolas. Ao crescer, Tita se apaixona por Pedro, mas que por conta da tradição local, é obrigado a casar-se com Rosaura, a irmã mais velha de Tita. Como distração e forma de se consolar, Tita passa a cozinhar e descobre que consegue transferir as próprias emoções para a comida que cozinha.

14. Toast: A História de Uma Criança com Fome

O filme conta a história real de Nigel, uma criança fascinada por culinária que comia apenas torradas, pois era a única coisa que sua mãe sabia fazer. Após o falecimento de sua mãe, Nigel passa a explorar a cozinha e fazer pratos incríveis!

15. Sem Reservas

Uma renomada chef comanda um restaurante famoso com pratos incríveis, mas quando sua irmã morre em um acidente e ela precisa cuidar de sua sobrinha, seus pratos renomados parecem não apetecer a menina.

16. King Georges

Nesse documentário agridoce, o chef Georges Perrier luta para salvar seu icônico restaurante na Filadélfia, apesar da mudança de hábitos e gostos de seus clientes.

17. Sour Grapes

Conheça uma história de excessos e desilusões com um caso fascinante de falsificação de vinhos e um golpista que roubou milhões dos investidores.

18. Food Choices

Esse documentário examina a dieta global e aponta a alimentação do planeta como a culpada pelo declínio da saúde e pelas mudanças climáticas.

19. Food Chains

Um pequeno grupo de trabalhadores luta para acabar com a escravidão e com suas condições de trabalho nos campos dos EUA, revelando o que de fato alimenta o país.

20. Os Novos Mestres Cervejeiros

Os EUA têm presenciado uma revolução silenciosa da cerveja, com novos produtores seguindo sua paixão e ajudando a economia local.

21. Forks Over Knives

De acordo com a pesquisa de dois bromatologistas, a popularidade da comida processada levou a uma epidemia de obesidade, diabetes e outras doenças.

22. Forks Over Knives Presents: The Engine 2 Kitchen Rescue

Acompanhe Rip Esselstyn, autor de “The Engine 2 Diet”, enquanto ele ensina as famílias White e Wally a assumir o controle sobre sua saúde.

23. The Kids Menu

Este documentário mostra que há esperança no combate à obesidade infantil: quando bem informadas, as crianças geralmente escolhem hábitos alimentares mais saudáveis.

24. Somm: Dentro da garrafa

Vinicultores e sommeliers mergulham nos mistérios do vinho e abordam desde sua deliciosa história até os modos de fabricação e comercialização.

25. The Birth of Saké

Este filme oferece um raro olhar sobre a rotina dos funcionários da Yoshida Brewery, onde devoção e habilidade se misturam à antiga arte da fabricação de saquê.

26. For Grace

Ao cuidar de cada detalhe da inauguração de seu próprio restaurante, o chefe Curtis Duffy relembra a infância difícil e seus complicados relacionamentos da vida adulta.

27. Fed Up

Este documentário revelador analisa as causas da obesidade infantil, que vem se tornando um sério problema de saúde pública nos Estados Unidos.

28. Um Ano em Champagne

Acompanhe viticultores, empresários de sucesso, fanáticos e especialistas no processo complexo da produção de vinhos exclusivo da famosa região de Champanhe, na França.

29. Fat, Sick & Nearly Dead

Dois homens que foram arrasados por esteroides, obesidade e doenças documentam sua trajetória tortuosa em busca da saúde.

30. Anthony Bourdain – Sem Reservas

A série é uma produção do Travel Channel e já foi reprisada no TLC um tanto de vezes. Mas ainda assim vale rever (ou ver, quem ainda não viu) as deliciosas e curiosas viagens do  chef e autor best-seller ao redor do mundo. Além de experimentar a culinária de cada lugar onde chega, Bourdain explora peculiaridades da cultural local. Um dos melhores programas já feitos sobre turismo gastronômico. A Netflix dispõe de duas temporadas.

31. Sushi a Mexicana

Este é uma ficção. Imigrante mexicana nos Estados Unidos tenta uma vaga entre os sushimen de um restaurante japonês. Mas, além de ser mulher, é mexicana. A determinação da protagonista para conseguir o cargo é tocante. São ótimas as sequências em que ela resolve usar o que sabe de cozinha mexicana na criação de novas receitas de sushi. Um filmes simples e simpático sobre diferenças culturais e… comida.

32. Sabor da paixão

A chef brasileira Isabella Oliveira, interpretada por Penélope Cruz, se muda para São Francisco quando seu marido, cansado de suas viagens e expedições à trabalho, resolve traí-la. A chef então decide mudar de cenário e de vida

33. Canela

Maria é uma menina que tem fascinação por cozinhar e que vive com sua avó, d. Tere, que tem um restaurante no centro da Cidade do México.

34. Os sabores do palácio

Cozinheira de mão cheia, Hortense Laborie cuida do tio já senil em sua tranquila fazenda, em Périgord. Até que recebe um convite um bocado lisonjeiro: o de ser a cozinheira privada de ninguém menos que o presidente da França. Quando chega ao palácio do Elysée, depara-se com um cenário inóspito. Para começar, ela é a única mulher na cozinha – e o grupo de cozinheiros machistas não poupa na hora de olhar torto ou tecer comentários maldosos. Depois, uma série de regras deve ser obedecida (e conhecer as preferências gastronômicas do presidente está fora de questão – se ele tiver algo para conversar com Hortense, ela será avisada). Além, é claro, de toda a burocracia política, que exige saber cada linha do cardápio, e tira, assim, parte do fator surpresa com o qual a cozinheira gosta de trabalhar.

35. A 100 Passos de Um Sonho

A história é contada por Hassan (Manish Dayal), um indiano cuja família sofreu um ataque em Mumbai, onde tinham um restaurante. Ele, o pai e os irmãos se refugiaram em Londres e agora decidem se mudar para a França, para abrir um novo empreendimento – o Maison Mumbai.

36. Pegando Fogo

O chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.

37. O Sabor da Magia

Tilo (Aishwarya Rai) é uma mulher misteriosa, que é dona de uma loja de especiarias e possui o dom mágico de transformar seus ingredientes em poções para curar as pessoas. Porém há uma regra: Tilo jamais poderá provar alguma de suas receitas ou se apaixonar, caso contrário perderá seu dom.

38. De Pai para Filho

Em 2009, o chef francês Michel Bras, vencedor de três estrelas Michelin, decide entregar seu restaurante para seu filho Sébastien, com quem trabalha há 15 anos. Pai e filho, ambos em momentos cruciais de suas carreiras. Será possível transmitir o trabalho de uma vida inteira? Será tão fácil para o filho construir sua própria reputação? A história dessa família durante três gerações faz uma reflexão sobre a transmissão de conhecimentos e a herança profissional e afetiva.

39. Uma Receita para a Máfia

O tradicional restaurante italiano Gigino, localizado em Tribeca, Nova York, é na verdade uma fachada para os negócios ilegais de seu dono, Louis Cropa (Danny Aiello). Nele trabalha Udo (Edoardo Ballerini), filho de Louis, que comanda a cozinha do restaurante. Considerado uma estrela em ascensão dentro do universo de gourmets, Udo deseja que seu pai abandone de uma vez por todas os negócios ilegais para se dedicar exclusivamente ao funcionamento do restaurante.

40. O Tempero da Vida

Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.

41. Today’s Special

Samir (Aasif Mandvi) é o sous chef de um badalado restaurante francês em Manhattan, até que ele se frustra com o chef (Dean Winters) e pede demissão. O plano agora era estudar gastronomia francesa em Paris, o que não ocorre pois seu pai (Harish Patel) sofre um ataque cardíaco, e ele deve tomar conta do restaurante indiano da família, Tandoori Palace. O problema é que o conhecimento que Samir tem da culinária indiana é bem limitado, porém tudo muda quando ele conhece o motorista de taxi, Akbar (Naseeruddin Shah), que diz ter sido um grande chef na Índia. Samir passa a aprender que cozinhar não é apenas seguir receitas, mas também seguir o coração.

42. A Garçonete

Jenna (Keri Russell) trabalha como garçonete e sonha em juntar dinheiro suficiente para que possa largar Earl (Jeremy Sisto), seu marido prepotente e controlador. Ela possui o dom de fazer tortas especiais, as quais são inspiradas pelos problemas e circunstâncias de sua vida. Entretanto uma gravidez inesperada muda seus planos, fazendo com que ela se fortaleça ao decidir escrever cartas para o bebê que espera.

43. Como um Chef

Jacky Bonnot (Michael Youn) é um cozinheiro amador e o seu sonho é ser bem sucedido num restaurante de grande classe. Face à sua situação financeira, este vai ser, pelo contrário, obrigado a trabalhar em pequenos empregos de cozinheiro que não chegam a satisfazê-lo. Até o dia em que encontra Alexandre Lagarde (Jean Reno), um chef altamente conceituado.

44. Estômago

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

45. Simplesmente Martha

Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece também Mario (Sergio Castellito), extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas.

46. Julie & Julia

Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

About Marco À Souza 6 Articles
Pai de 3 lindos filhos, conseguiu escapar da área de Projetos de TI para se entregar ao apaixonante universo da Gastronomia! Ajuda as pessoas com assessoria para a realizações de seus sonhos culinários e se considera um Amante da Gastronomia, um Alquimista de Sabores!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*